Aprenda Microsoft Azure de Graça – MCSD Azure Solutions Architect 70-532: Design and Implement Cloud Services

Olá pessoal, tudo bem?

Dando sequência aos posts sobre o material para estudos preparatórios para prova 70-532 e o post de hoje é sobre Azure Cloud Services.

Cloud Services fazem parte da oferta de Plataforma como serviço do Microsoft Azure. Cloud Services provê funcionalidades para deploy de Soluções Web e soluções que rodam em background (como por exemplo, windows services) sem a necessidade de gerenciamento complexos de redes e ambiente e até mesmo, manutenção de sistema operacional. Cloud Services são mecanismos para o empacotamento, implantação e configuração de um ou mais websites (webroles) ou execuções assincronas (worker roles).

Um projeto de Cloud Services permite agrupar estas roles em um simples pacote de deploy e através de simples configurações, indicar quantos websites ou worker roles serão distribuídas, implementadas quando nos referirmos a recursos físicos e topologia de rede no datacenter do Microsoft Azure.  Visando diminuir a curva de aprendizado ao desenvolver sua solução web, ao desenvolver sua solução para um cloud service, você perceberá que o processo de desenvolvimento e templates que você já utiliza hoje, continuarão os mesmos apenas com a necessidade de associar o seu projeto há uma Web Role. Para Worker roles, você irá construir sua solução de forma similar ao que você já desenvolveria para utilização de um template de Windows Service mas utilizando as ferramentas do Cloud Services para gerenciar o ciclo de vida do serviço. Após a definição do tipo de projeto que você pretende desenvolver, basta configurar sua solução como por exemplo: Versão do Sistema Operacional, topologia de rede, alocação de servidores, quantidade de instâncias dentre outras configurações que são possíveis através da utilização de Cloud Services.

Por fim, quando você efetua o deploy de sua solução, o Microsoft Azure analisa as configurações em seu arquivo de configurações do seu pacote de deploy e provisiona o ambiente (Virtual Machines) de acordo com a topologia selecionada.

Bom, e agora você deve estar se perguntando e como eu faço para conhecer um pouco mais sobre tudo isto? Abaixo, destaco os materiais de estudos que utilizei para aprofundar o meu conhecimento em Cloud Services e ter uma base sólida para me preparar para a prova:

Material Gratuito

Artigos

Design and develop a cloud services

Configure cloud serviecs and roles

Deploy a cloud service

Monitor and debug a cloud service

Vídeos

eBooks

Materias Pagos

Livros / eBooks

Exam Ref 70-532 Developing Microsoft Azure Solutions

Treinamento Online em Português

Como comentei aqui, estou preparando um treinamento preparatório para a prova 70-532 para ser ministrado online e devido a grande repercussão do post, estou disponibilizando aqui esta pesquisa para que você possa se cadastrar que entrarei em contato em breve.

É isto ai pessoal, espero que tenham gostado e até o próximo post.

Evilázaro Alves
Microsoft Regional Director and  Azure MVP

CBDO – Chief Business Development Officer

BR Soluções Integradas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: