Windows Azure Accelerator para Web Roles

WAAWebRoles_logo_3

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje foi minha primeira palestra no TechEd Brasil 2011 e falei sobre o Windows Azure Accelerator for Web Roles. Pra quem não conhece, o Windows Azure Accelerator for Web Roles torna fácil e rápido o deploy de um ou mais websites através de múltiplas instâncias de Web Roles no Windows Azure. Pra quem não conhece a estrutura de Web Roles do Windows Azure, recomendo acessar este link – http://msdn.microsoft.com/en-us/library/gg432976.aspx .

Resumindo, uma Web Role é uma máquina virtual que contém o IIS 7.0 para hospedagem de sua aplicação no Windows Azure. Quando falamos em mais de uma instância de Web Role, estamos falando de mais de uma máquina virtual que contém sua aplicação. Quando fazemos o deploy de nossas aplicações no Windows Azure, o Fabric Controller faz o deploy de nossa aplicação em cada uma das instâncias de Web Role que temos contratadas. Acontece que, apenas conseguimos colocar uma aplicação por instância de Web Role e quando eu preciso colocar mais de uma aplicação nas minhas instâncias, como acontece em um serviço de Host por exemplo, como faço? Pra isto você pode utilizar o Windows Azure Accelerator for Web Roles.

O Accelerator inclui um projeto do Visual Studio 2010 que cria uma Web Role para hostear um ou mais websites. Após você fazer o deploy de sua Web Role, você consegue fazer o deploy de websites para o Windows Azure usando o Web Deploy do Visual Studio 2010. Os deploys com o Windows Azure Accelerator for Web Roles são extremamente rápidos e não duram muito mais que 30 segundos.

O project template inclui também um projeto com uma interface com o usuário para que você possa gerenciar suas aplicações hospedadas no IIS da Web Role.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre o Windows Azure Accelerator for Web Roles, acesse o site do codeplex http://waawebroles.codeplex.com/ , neste endereço contém vários exemplos e exercícios para você se aprofundar um pouco mais.

Abaixo, algumas fotos da minha palestra no TechEd.

É isto ai pessoal, espero que tenham gostado e até o próximo post.

Um forte abraço.

Evilázaro Alves
Microsoft MVP – Connected System Developer

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: